Meryl Streep e Tom Hanks estrelarão o filme “The Post”, segundo Deadline, que contara a história sobre a publicação dos chamados Documentos (ou Papéis) do Pentágono pelo jornal The Washington Post em 1971, tendo direção de ninguém menos que  Steven Spielberg.!

Esses Documentos do Pentágono (“Pentagon Papers” em inglês) são relatórios internos  ultrassecreto, hoje não mais, contendo 14 mil páginas do Departamento da Defesa dos Estados Unidos sobre a Guerra do Vietnã (1955-1975), mostrando ataques não divulgados pelo governo americano e mentiras dos presidentes Dwight Eisenhower, John F. Kennedy e Lyndon Johnson ao Congresso e à população quanto a atuação do país no conflito.

 

No ano de 1971 Daniel Ellsberg, que era funcionário do Departamento de Defesa, enviou ao The New York Times copias desses documentos, o jornal começou a divulga los, mas o  governo impediu o jornal de publicar o relatório na íntegra. E mesmo assim o Daniel Ellsberg passou os Papéis ao The Washington Post e a outros veículos.

Tiveram diversas tentativas de bloqueios para não se divulgar as informações  dos documentos, dentro do mesmo ano, sendo que a Suprema Corte dos Estados Unidos decidiu que os mandados concedidos para impedir as publicações eram inconstitucionais; assim, os jornais continuaram a publicá-los. E no ano de 2011 foi divulgado  a versão completa.

De acordo com o site o filme terá o  título de “The Post” e vai focar no The Washington Post e em duas figuras importantes, o editor Ben Bradlee, que foi retratado no filme “Todos os Homens do Presidente”, e a jornalista Kay Graham.

Não há previsão do começo  das filmagens e nem de lançamento do filme, mas certo que já é um filme que levara muitos prêmios!

 

Anúncios